Liu e Léu - Paisagem do sertão

[postlink] http://vozesdocampo.blogspot.com/2011/08/liu-e-leu-paisagem-do-sertao.html[/postlink] http://www.youtube.com/watch?v=1QdfVw8iq9Yendofvid
[starttext]
Liu & Léu é uma dupla de música sertaneja brasileira formada pelos irmãos "Lincoln Paulino da Costa" e "Walter Paulino da Costa" em 1959 na pequena cidade de Itajobi do estado de São Paulo. Membros de uma família tradicional de cantadores de nove irmãos, sendo duas mulheres, cresceram na lavoura de café e cereais, onde viveram parte de suas vidas e sempre participando de festas de catiras. Na dança da catira o grupo era formado pelas famílias Costa e Vieira. Lincoln, além de dançar catira, era romântico; gostava de declamar poesias e até de cantar músicas de Vicente Celestino.
Walter aos seis anos de idade subia numa cadeira para cantar com o irmão mais velho, o Benedito, e já fazia parte do time de catira. Com 16 anos fez dupla com um amigo e participavam de programas na Rádio de Novo Horizonte e também em Catanduva. Nesta época a dupla chamava-se “Sampaio e Nenê Cunha”. Faziam shows pela região, e o Liu participava declamando poesias e fazendo humorismo.
O pai, seu Gabriel já cansado deixou a vida dura da lavoura indo para a cidade, foi aí que os dois irmãos decidiram ir para a capital São Paulo para trabalhar numa metalúrgica, a Mercantil Suíça. Aguardando para assumirem o trabalho foram assistir a festa de aniversário do programa “Brasil Caboclo” na Rádio Bandeirantes, na rua Paula Souza, programa de auditório que ia ao ar diariamente as 7 horas da manhã.
Neste programa radialistas como Biguá, Zacharias Mourão, Capitão Balduíno e outros tomaram conhecimento que os dois visitantes eram irmãos de Zico e Zeca e primos de Vieira e Vieirinha que já eram duplas famosas, pediram para que os dois irmãos cantassem uma música. Foi então que cantaram com instrumentos emprestados a música de Dino Franco e Sebastião Victor “Meu Ranchinho”. De agrado geral, marcou-se ali mesmo a estréia para o dia 5 de novembro de 1957, no programa “Novidade Sertaneja” apresentado por Zacharias Mourão. Compraram uma viola e um violão e escolheram os nomes. O Lincoln já era apelidado por “Liu” e aí foi só acrescentar “Léu” para o Walter. Nascia ali a dupla Liu e Léu.

Para saber mais: www.liueleu.com.br

Conteúdo YouTube: VITTAOSILVA14


PAISAGEM DO SERTÃO
Composição: Luiz de Castro/Pardinho
(LP "Porque Te Amo" - 1974)

Quando eu era morador
Lá na cidade
Não tinha tranqüilidade
Vivia contrariado,
Pra me alegrar
Procurava sempre um jeito
Pois tinha dentro do peito
Um coração abafado.

Ouvi contar
Dos encantos da natureza
Das paisagens, das belezas
Que existe no sertão,
Então troquei
Meu palacete elegante
Por um rancho bem distante
A beira de um ribeirão.

Acordo cedo
Com o sabiá cantando
E a seriema gritando
Lá no alto da colina,
Então levanto
Vou alegre satisfeito
De camisa aberta ao peito
Lavar o rosto na mina.

Agora vejo
Que encontrei o remédio
Que veio curar o tédio
Que tanto me maltratou,
Tirei pra sempre
Minha gravata seu moço
Pus um lenço no pescoço
Agora feliz eu sou.
[endtext]
This site does not store any files on its server.We only index and link to content provided by other sites.If you have any doubts about legality of content or you have another suspicions, feel free to contact us HERE - Thank you.

0 comentários:

Postar um comentário

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))