Zico e Zeca - Caboclinha sertaneja

[postlink] http://vozesdocampo.blogspot.com/2011/10/zico-e-zeca-caboclinha-sertaneja.html[/postlink] http://www.youtube.com/watch?v=M-QCAfUhPMUendofvid
[starttext]
Antônio Bernardo da Costa (Zico) nasceu em 04 de janeiro de 1931, e Domingos Paulino da Costa (Zéca) nasceu em 12 de setembro de 1932, ambos em Itajobi, interior do estado de São Paulo.
Filhos de Gabriel Paulino da Costa e Maria Rosa. Ao todo o casal teve 13 filhos, mas se criaram 9. São irmãos de outra grande dupla: "LIU E LÉU" e primos de primeiro grau de "VIEIRA E VIEIRINHA", pois o pai, o sr. Gabriel, era irmão de dona Gabriela (mãe de Vieira e Vieirinha). Família de tradicionais violeiros e cantadores. Zico e Zéca tiveram fortes influências dentro da própria família. O pai tocava viola e cantava. A mãe também cantava e tinha bons violeiros em sua família. Dona Maria Rosa tinha um tio chamado Ignácio que também cantava, e que segundo sr. Gabriel, não exitia outro igual. Messias Garcia, que fez parte da famosa "Turma Caipira Cornélio Pires" nos anos de 1929 e 1930, era primo de segundo grau de dona Maria Rosa. Zico e Zéca e os demais irmãos foram criados em sua terra natal, Itajobi, trabalhando nas lavouras de café, e nas horas vagas se apresentavam nas festas das fazendas da redondeza, onde cantavam e dançavam catíra.
Começaram a cantar em rádio em 1948, na Rádio Novo Horizonte (prefixo ZYS-9), de Novo Horizonte/SP, no programa do Nhô Tomé, com o nome de "IRMÃOS CUNHA" (que era um apelido de família, onde o pai do sr. Gabriel era conhecido como Cunha, e isso continuou na família, e ali todos eram conhecidos como Cunha).
Foram bem aceitos pelos ouvintes, e começaram a se apresentar todos os finais de semana (sábados e domingos) em um programa de 30 minutos, patrocinado pelas Casas Pernambucanas, e Casa Texedal. Na época, eles ainda não tinham repertório próprio, e cantavam músicas das duplas da época, tais como: Tonico e Tinoco, Zé Carreiro e Carreirinho, Serrinha e Caboclinho, Raul Tôrres e Florêncio, Palmeira e Luizinho, entre outras. Ali permaneceram até 1951.
No final de 1952, Zéca foi para São Paulo, onde seus primos Vieira e Vieirinha já estavam atuando nas emissoras da capital. Ali começou a cantar com Teddy Vieira, Zé Carreiro e Sulino, até que Zico também foi para a capital, e em 1º de janeiro de 1953, estrearam na Rádio Bandeirantes, no programa mais famoso da época, chamado "NA SERRA DA MANTIQUEIRA".

Para saber mais: www.recantocaipira.com.br

Conteúdo YouTube: Polaco210396


CABOCLINHA SERTANEJA
Composição: Nhô Chico/V. Pereira/Getúlio Toledo
(Álbum "Menina Graciosa" - 1977)

La no bairro onde eu moro
na hora que o sol levanta
A natureza estremesse
quando os passarinhos cantam

O caboclo vai pra roça
pra cuidar da sua planta
Eu fico `a beira da estrada
pra ver minha namorada
Caboclinha delicada
que tem a feição de santa

Caboclinha sertaneja
sua beleza me encanta
Eu sei que vossos parentes
andam roncando garganta

Mas seu amor sendo firme
valentia nao adianta
Eu nao faço desaforo
mais correr tambem nao corro
Sendo preciso eu morro
com prosa ninguem me espanta

Se voce quer ir comigo
nois parte depois da janta
Nóis sobe e desce serra
não tenha medo da rampa

Eu tenho meu burro baio
comprei na terra dos pampa
O clarão da lua cheia
a estrada pra nois clareia
De noite nois viageia
e de dia nois acampa

Ja comprei quarenta alqueires
de terra especial de planta
Mandei fazer um ranchinho
na beira do rio da anta

Com muito amor e carinho
e com fé na virgem santa
Bem longe dos seus parentes
nóis vamos viver contentes
Na hora que o sol ta quente
nóis afina a viola e canta
[endtext]
This site does not store any files on its server.We only index and link to content provided by other sites.If you have any doubts about legality of content or you have another suspicions, feel free to contact us HERE - Thank you.

0 comentários:

Postar um comentário

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))