Silveira e Barrinha - Linda cigana

[postlink] http://vozesdocampo.blogspot.com/2011/09/silveira-e-barrinha-linda-cigana.html[/postlink] http://www.youtube.com/watch?v=XGOnqjknwMQendofvid
[starttext]
Silveira, nome astístico de Nivaldo Pedro da Silveira, Nasceu em Uberapa, MG, no dia 20 de maio de 1934 e faceu no dia 02 de fevereiro de 1999.

Barrinha, nome artístico de Abilio Barra, nasceu em Conquista, MG, no dia 28 de dezembro de 1929 e faleceu em Goiatuba, GO, no dia 10 de novembro de 1984.

Nivaldo e Abílio trabalhavam no campo e chegaram a cantar juntos em festivais que eram realizados na região onde nasceram. Nivaldo, porém, continuou estudando em Conquista, enquanto que Abílio se mudou para o estado de Goiás ainda jovem e a dupla acabou não se consolidando nessa época.
Nivaldo chegou inclusive a formar uma dupla com seu primo Claudionor "Nô" Silveira (Professor de viola no estado de Minas Gerais) enquanto que Abílio formou dupla com Mininho.
Foi numa viagem de trem para Uberaba, por ocasião de uma festa de fim de ano, vários anos depois, que Abílio reencontrou Nivaldo, que dedilhava uma viola. Abílio mostrou então ao Nivaldo uma música que ele havia composto durante uma viagem de São Paulo a Goiás.
Os dois começaram a cantar e logo se juntou uma pequena multidão que passou a apreciar o trabalho da nova dupla que nascia naquele momento naquele vagão de trem. Após um longo tempo e muitos ensaios, Silveira e Barrinha viajaram para o Rio de Janeiro, onde se encontraram com o diretor da Continental que, por sua vez, aconselhou-os a voltar para São Paulo. A dupla nessa época também cantava nos comícios de um deputado que estava em campanha eleitoral.
Ainda na capital paulista, Silveira e Barrinha se encontraram casualmente com um diretor da Continental, num elevador na sede da gravadora. Achando engraçado o jeito caipira da dupla, ele pediu para que cantassem ali mesmo, ocasião em que também estava presente a inesquecível cantora Marlene que gostou e aplaudiu a dupla até então desconhecida. E, finalmente, no mês de março de 1955, Silveira e Barrinha lançaram seu primeiro disco 78 RPM pela Continental.

Para saber mais: www.recantocaipira.com.br

Conteúdo YouTube: caminhoneirosp


LINDA CIGANA
Composição: Silveira/Dito Mineiro
(LP "Coração Apaixonado" - 1970)

Eu sou cigano
Eu levo a vida cantando
Minha vida é viajar
Por onde eu passo
Com a cigana na garupa
Vou gritando, upa, upa
E para pra descansar
Armo a barraca
Lá na beira da cascata
Ergo a rede lá na mata
E já começo a balançar

Oh, ciganinha
Vamos viver viajando
Oh, minha linda cigana
Eu sei que tu ama
Esse valente cigano

Na minha viagem
Trago a minha bagagem
Muitas coisas pra vender
Carrego ouro e um papagaio louro
Fala muito e sabe ler
Vendendo tropa
Trocando cavalo bom
Mas só esse coração
Pra ninguém posso vender

Oh, ciganinha
Você sempre lendo sorte
Vamos se arretirando
Nós vamos andando
Até na hora da morte
[endtext]
This site does not store any files on its server.We only index and link to content provided by other sites.If you have any doubts about legality of content or you have another suspicions, feel free to contact us HERE - Thank you.

0 comentários:

Postar um comentário

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))