Raul Tores e Florêncio - Boiada Cuiabana

[postlink] http://vozesdocampo.blogspot.com/2011/09/raul-tores-e-florencio-boiada-cuiabana.html[/postlink] http://www.youtube.com/watch?v=39MGGoQfyuMendofvid
[starttext]
O cantor e compositor Raul Torres nasceu em Botucatu/SP, no dia 11 de julho de 1906. Mas foi em São Paulo que seguiu a carreira de cantor. Adotou o estilo nordestino, que fazia sucesso nos anos 20, por causa de nomes como Turunas da Mauricéia, Augusto Calheiros (conhecido como o Patativa do Norte) e Jararaca e Ratinho. Ele atuou nas emissoras Educadora Paulista e Cruzeiro do Sul. A partir de 1945, Torres dedicou-se mais aos programas de rádio, com isso diminuindo as gravações de disco. Seu primeiro disco gravado foi em 1927, com uma embolada e um samba. Dentre os sucessos, Galo sem Crista. E também na Série Caipira de Cornélio Pires, no ano de 1930, com o pseudônimo Bico Doce. Florêncio fez dupla com Torres. Era de família de músicos e cantadores e começou na Rádio Record. Lá ele foi aprovado cantando Casinha Pequenina. Sua dupla com Torres teve início em 1942. Foram contratados pela Odeon, onde gravaram "O Pipoqueiro" (de Raul Torres) e a moda de viola "V da Vitória" (de Raul Torres e Francisco Sanches). Já em 1943, a dupla gravou Moça Forgazona e Que Loura Bonita, de Raul Torres e Sebastião Teixeira. Um ano depois, a moda Apelido dos Jogadores, de Raul Torres e Palmeira. E ainda a toada Vamos Plantá Algodão (de Raul Torres). E, no mesmo ano, juntamente com o sanfoneiro Nininho, formaram o trio Os Três Batutas do Sertão. O destaque na época ficou por conta da gravação do clássico Cabocla Tereza, de João Pacífico. Em 1945, gravaram outra música que se tornaria um clássico caipira: Moda da Mula Preta, de Raul Torres e João Pacífico. Juntos, Torres e Florêncio gravaram aproximadamente 80 discos.

Fonte: http://www.letras.com.br/biografia/raul-torres

Conteúdo YouTube: Polaco210396


BOIADA CUIABANA
Composição: Raul Torres
(LP "Os Inesquecíveis" - 1994)

Vou contar a minha vida
Do tempo que eu era moço
Duma viagem que eu fiz
Lá no sertão do Mato Grosso
Fui buscar uma boiada
Isto foi no mês de agosto.

Meu patrão foi embarcado
Na linha Sorocabana
Capitais da comitiva
Era o Juca Flor da Grama
Foi tratado pra trazer
Uma boiada cuiabana.

Eu sai de Lambary
Na minha besta Ruana
Só depois de 30 dias
Que cheguei em Aquidauana
Lá fiquei enamorado
Duma malvada baiana.

No baio foi João Negrão
No tordilho Severino
Zé Garcia no Alazão
No Pampa foi Catarino
A madrinha e o cargueiro
Quem puxava era um menino.

Na volta de Campo Grande
No cassino foi entrando
Uma linda paraguaia
Na mesa estava jogando
Botei a mão na gibeira
Dinheiro estava sobrando.

Ela mandou me dizer
Pra mim que fosse chegando
Eu virei e disse pra ela
Vai bebendo eu vou pagando
Eu joguei nove partida
Meu dinheiro foi andando.

De Campo Grande parti
Com a boiada cuiabana
Meu amor veio na anca
Da minha besta Ruana
Hoje eu tenho quem me alegre
Na minha velha choupana.
[endtext]
This site does not store any files on its server.We only index and link to content provided by other sites.If you have any doubts about legality of content or you have another suspicions, feel free to contact us HERE - Thank you.

0 comentários:

Postar um comentário

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))