Duo Ciriema - Colcha de Retalhos

[postlink] http://vozesdocampo.blogspot.com/2011/07/duo-ciriema-colcha-de-retalhos.html[/postlink] http://www.youtube.com/watch?v=2xlP2pVLPDEendofvid
[starttext]
Aparecida Martins Batista, nascida em Franca, SP, no ano de 1940 e Irene Lopes, nascida também em Franca, SP, no ano de 1941 formam juntas em 1959 o Duo Ciriema. Em 1960, passou a cantar na Rádio Nacional, no programa "Alvorada cabocla". Em setembro do mesmo ano, gravou seu primeiro disco, contendo a canção rancheira "Não beba mais não", de Jeca Mineiro e Orlandinho, e o bolero "Mais uma lição", de Nonô Basílio. Acompanhada do sanfoneiro Orlandinho, a dupla passou a cantar em diversas rádios paulistas, tendo participado de programas na Nacional, na América, na Bandeirantes e na Piratininga. Em maio de 1961, lançou o segundo disco contendo a huapango "Pecado de amor", de Nízio e Piraci e o bolero "Sonhando contigo", de Junquinha, Junqueira e Paulo Jorge. No mesmo ano, gravou seu maior sucesso, a guarânia "Colcha de retalhos", de Raul Torres. Pela mesma época, iniciou uma excursão ao Nordeste do Brasil levando a música sertaneja, onde, até então, somente predominavam o frevo e o forró. Apresentou-se na Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Ceará. Em janeiro de 1962, lançou o bolero "Beijos proibidos", de Raimundo Teles e Antônio Mendes, e o rasqueado "Indiazinha", de Paulo Borges e Doralice Ferreira. Ainda em 1962, lançou o rasqueado "Não bebas mais", de Nízio e Piraci. Em 1963, gravou dois de seus maiores sucessos, o rasqueado "Oh! Ciriema", de Mário Zan e Nhô Pai e "Bebida não mata saudades", canção rancheira de Benedito Seviero e Luiz de Castro. Lançou, também, com grande sucesso, inclusive em Assunção, Paraguai, "Lencinho de nhanduti", de Piraci e Nhô Fio. Em 1964, a dupla fez temporada no país vizinho. De lá trouxe a composição "Saudade", uma guarânia do escritor e embaixador Mário Palmeiro. A dupla se afastou da vida artística um pouco depois. Em 1972, gravou de Serrinha e Athos Campos, "Chitãozinho e Xororó", retornando à vida artística. Gravou também "Como era bom aquele tempo", de César e Cirus, "Rogo ao senhor", de J. K. Filho e Miguel da Portela e "Hei de vencer", de Capitão Furtado e Juvenal Fernandes. Em 1973, lançou novo LP, onde gravou "Saudade", guarânia de Mário Palmeiro, até então inédita. Gravou também "Mensagem de esperança", de Capitão Furtado e João Pacífico, que se tornou tema de uma novela do Capitão Furtado com o mesmo nome. Regravou também "Não beba mais não", de Jeca Mineiro e Orlandinho, a primeira gravação e sucesso do duo. Em 1975, gravou LP pela Copacabana em que se destacaram, entre outras, "Onde tu irás sem mim", de J. K. Filho e Zito Berdinato e "Vivo chorando", de Everaldo Ferraz e Silvia Boanato. Em 1978 gravou "Mensagem de esperança", de Ariovaldo Pires e joão Pacífico. O Duo Ciriema deixou a vida artística em fins dos anos 1970. Em 1994 a BMG relançou "Não beba mais não", no CD "Acervo especial sertanejo". Em 1996 a BMG relançou "Mais uma lição" e "Colcha de retalhos" no CD "Meio século de música sertaneja - volume 2".

Fonte: http://www.dicionariompb.com.br

Conteúdo YouTube: montagner7


COLCHA DE RETALHOS
Composição : Raul Torres
(LP "Colcha de Retalhos" - 1961)

Aquela colcha de retalhos que tu fizeste
Juntando pedaço em pedaço foi costurada
Serviu para nosso abrigo em nossa pobreza
Aquela colcha de retalhos está bem guardada

Agora na vida rica que estás vivendo
Terás como agasalho colcha de cetim
Mas quando chegar o frio no teu corpo enfermo
Tu hás de lembrar da colcha e também de mim

Eu sei que hoje não te lembras dos dias amargos
Que junto de mim fizeste um lindo trabalho
E nessa tua vida elegre tens o que queres
Eu sei que esqueceste agora a colcha de retalhos

Agora na vida rica que estás vivendo
Terás como agasalho colcha de cetim
Mas quando chegar o frio no teu corpo enfermo
Tu hás de lembrar da colcha e também de mim
[endtext]
This site does not store any files on its server.We only index and link to content provided by other sites.If you have any doubts about legality of content or you have another suspicions, feel free to contact us HERE - Thank you.

0 comentários:

Postar um comentário

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))