Jorge Luiz e Fernando - Riozinho

[postlink] http://vozesdocampo.blogspot.com/2011/06/jorge-luiz-e-fernando-riozinho.html[/postlink] http://www.youtube.com/watch?v=mAN9GKYXAw0endofvid
[starttext] 
JORGE LUIZ E FERNANDO, dupla formada por pai e filho são naturais de Nova Europa, interior de São Paulo. Depois de se dar mal com a falta de chuva Jorge Dias de Souza (Jorge Luiz ) resolve abandonar a lavoura e muda-se com a esposa Vanda Janke de Souza e seu único filho Nivaldo Aparecido de Souza (Fernando) para São Bernardo do Campo,cidade ABC Paulista.
Nesta cidade consegue um emprego de faxineiro na VILLARES e com o passar do tempo se torna frezador, no emprego quando ficava estressado, usava a mesma forma de se acalmar que usava na roça.  Cantava em dupla com amigos a maioria vindos do interior e que também adoravam a música Sertaneja. E nesse clima entre novos colegas e amigos, seja no trabalho, nas festas e nos jogos de futebol em que Jorge Luiz sempre estava presente, inclusive jogando em partidas que contava com a participação de um torneiro mecânico, que viria a ser no futuro o nosso Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Jorge Luiz é incentivado a seguir carreira na música sertaneja, na época muito marginalizada. Cantou com a irmã em emissoras de Rádio e TV depois com diversos parceiros. Até que o filho (Fernando) ainda adolescente convidou o pai para tentar uma carreira séria. E formam então a dupla Lenito e Valnei. O primeiro palco em que cantaram foi na concha acústica em Mauá-SP onde também iniciavam carreira, Caio e Carmom que também tiveram o nome trocado para Mato Grosso e Matias. Logo após este acontecimento, entraram pela primeira vez em um festival de música sertaneja dentro da loja Jumbo Eletro, em Santo André-SP, no qual foram vencedores, depois entraram em mais festivais, deixando a casa repleta de prêmios, medalhas e troféus.
A primeira emissora de rádio em que se apresentaram cantando ao vivo, foi na Rádio América de São Paulo, em uma madrugada à convite de amigos violeiros. Depois participaram cantando em programas de rádio emissora ABC de Santo André, Rádio Diário do Grande ABC de São Bernardo do Campo-SP e Rádio Boa Nova de Guarulhos-SP.
A primeira apresentação na televisão foi na TV Gazeta de São Paulo. Depois se apresentaram na TV Record, onde tiveram aprovação de todo o corpo de jurados do programa "Canta Viola" do Geraldo Meirelles, na TV Bandeirantes, venceram o concurso musical do programa "Som Verde".

Para saber mais: http://www.jorgeluizefernando.com.br/

Contaúdo YouTube: Polaco210396

RIOZINHO
Composição: Carlos Cesar/José Fortuna
(LP "A dupla que canta com o coração" - 1980)

Meu rio pequeno traz o liquido dos campos
Rodeado de barrancos
Corruido pelos anos
Vai arrastando folhas mortas e saudade
Por do sol de muitas tardes
Ilusões e desenganos

Cruzando vales, chapadões e pantanais
Bebedouro de pardais
Também espelho de luar
O seu roteiro não tem volta só tem ida
Pra fim dar a sua vida
Ample então o azul do mar

Riozinho amigo, são iguais as nossas águas
Também tenho um rio de mágoas
A correr dentro de mim
Usando na alma campos secos e desertos
Cada vez vendo mais perto
O oceano de meu fim

Riozinho amigo, nasceste junto a colina
Era fio da água de mina
E cresceu tão lentamente
Rodeando de matas, ramagens, troncos e flores
Passarinhos multicores
Seguiram vossa corrente

Riozinho amigo, quantas vezes assistiu
Acenos de quem partiu
Encontro dos que chegaram
Por testemunha de muitas juras de amor
Quantas lágrimas de dor
Suas águas carregaram

Riozinho amigo, sobre a areia do remanso
Animais em seu descanso
Para bem matar a sede
As borboletas em suas margens se amontoam
E depois alegres voam
Na amplidão dos campos verdes

A brisa emcrespa o seu rosto de menino
Como o mais terno e divino
Beijo da mãe natureza
Muitas paisagens, madrugadas coloridas
Encontros e despedidas
Seguem vossa correnteza
[endtext]
This site does not store any files on its server.We only index and link to content provided by other sites.If you have any doubts about legality of content or you have another suspicions, feel free to contact us HERE - Thank you.

0 comentários:

Postar um comentário

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))